Barry Lawson é o Diretor-Geral de uma oficina próspera, a Lawson AutoTech, sediada em Larbert, na Escócia. Embora a empresa tenha acumulado uma riqueza de conhecimentos e experiência em DPF, oferece outros serviços, incluindo assistência técnica OEM, MOT, reparações e manutenção gerais, bem como diagnóstico de avarias e afinação com a Avon. A empresa está a crescer e opera agora a partir de três unidades, fornecendo serviços especializados em DPF a muitas oficinas circundantes, bem como satisfazendo todas as necessidades de milhares de clientes locais.
Nesta entrevista exclusiva, Barry explica porque é que só utiliza o fluido de recarga DPF da JLM Lubricants.
1. Porque é que é importante utilizar um fluido de recarga DPF de boa qualidade?
É vital porque este fluido é injetado no depósito de combustível sempre que o depósito é enchido. O fluido destina-se a ajudar a auto-limpeza do DPF em muitos fabricantes de veículos, incluindo a Peugeot, a Citroen e a Ford. Vimos recentemente os resultados dos testes de produtos mais baratos que ainda estão disponíveis no mercado. Estes produtos estão muito aquém das normas da UE relativas ao conteúdo do fluido que o torna adequado para o efeito. É por isso que são mais baratos. O “material bom” que deveria conter tem de ser cortado ou está presente numa quantidade tão pequena que não tem qualquer efeito. Esta é uma má notícia, de facto, para o mecânico que confia num produto que não é adequado ao fim a que se destina e para o condutor que confia na recomendação do seu mecânico.
2. O que caracteriza um fluido de recarga DPF de boa qualidade?
O fluido ajuda a limpar o DPF e pode durar entre 80.000 e 100.000 quilómetros. Por isso, faz sentido utilizar um produto realmente bom e totalmente testado, que custa mais do que as alternativas mais baratas, porque continua a não ser dispendioso reabastecer o depósito de aditivos. E quer um produto que cumpra sempre o que diz, sem causar problemas imprevistos. O fluido de recarga DPF da JLM está repleto dos produtos químicos necessários para fazer o trabalho que é suposto fazer. Os testes provaram que está ao mesmo nível, se não melhor, do que os fluidos de recarga disponíveis nos fabricantes. E custa menos, ainda mais com a recente descida de preço!
3. O que é que acontece quando se utiliza um produto de má qualidade?
Já vi muitos veículos com danos causados por fluidos de reabastecimento de má qualidade. Podem causar o bloqueio do DPF ou, na pior das hipóteses, podem danificar o DPF, o que significa uma substituição dispendiosa do DPF. Outras falhas causadas por fluidos de recarga de qualidade inferior ou incompatíveis incluem o bloqueio dos injectores que injectam o fluido no depósito de combustível e uma falha do depósito de aditivos – outra substituição dispendiosa. Visto desta forma, os produtos baratos custam-lhe caro mais tarde.
4. Porque é que utiliza o fluido de recarga DPF da JLM? O que é que o torna melhor do que os outros?
Há 6 anos que utilizo o fluido de recarga DPF da JLM Lubricants. Nunca me deixou ficar mal. É fácil de utilizar e, ao contrário de outros no mercado, é possível obter acessórios substituíveis para diferentes depósitos. Além disso, o seu preço é muito bom. Recentemente, mostraram-me a bolsa de aditivos JLM que, mais uma vez, é de excelente qualidade.