A JLM Portugal foi lançada na ExpoMECANICA Exponor – Feira Internacional do Porto em abril de 2023. Com a presença de Gilbert Groot, Jeroen Schutz e Manuel Pena, o evento foi considerado um enorme sucesso, com Gilbert a descrevê-lo como “a melhor feira em que já participámos”. Um stand que chama a atenção, com as cores pretas e amarelas que são a imagem de marca da JLM e o slogan “We Understand Cars”, assegurou que o stand fosse apelativo de todos os ângulos. Um Renault Clio Rally4 também ajudou a atrair as multidões.
Apresentação de Manuel Pena, JLM Portugal
“Falámos com a maioria das pessoas-chave que tínhamos destacado como os nossos clientes ideais – naturalmente, todos de empresas do sector automóvel”, afirmou Manuel Pena, que dirige a JLM Portugal. “E era esse o objetivo quando decidimos expor – ter conversas significativas para podermos abrir o canal de apresentação da JLM aos técnicos profissionais a quem distribuem produtos e aos automobilistas que procuram uma solução de qualidade. Num ambiente tão positivo e informal, explicámos aos compradores os pontos de diferença da JLM Lubricant. Isto inclui a nossa herança no desenvolvimento de fórmulas de confiança e, sobretudo, avaliadas pelo comércio, com a maior percentagem possível de ingredientes activos. Somos, naturalmente, ajudados pelo facto de, em mais de 46 países, os melhores técnicos considerarem a JLM Lubricants como um nome em que podem confiar para obter resultados consistentes. Isto é especialmente relevante dada a tendência crescente de reparação versus substituição e a importância da economia circular. O papel do técnico profissional em manter o veículo de um cliente bem conservado dentro de um orçamento razoável nunca foi tão importante. Os aditivos de alta qualidade ganharam o seu lugar nas prateleiras de todas as oficinas, por isso foi muito bom ter estas conversas e ser recebido com aprovação universal e interesse genuíno.”
Reflexões do Diretor Executivo da JLM, Gilbert Groot
“O que fez com que este evento se destacasse foi o facto de, a cada minuto do dia, o nosso stand estar cheio de visitantes que queriam saber mais sobre os nossos produtos e ouvir a nossa história”, afirmou Gilbert. “É raro assistir a um evento tão bem organizado até aos mais ínfimos pormenores e com um nível tão elevado de participantes. Também ajudou o facto de o Manuel ser tão conhecido e respeitado no mercado de pós-venda automóvel. Todos os jornalistas e bloggers que nos visitaram estavam em contacto direto com ele e desejosos de discutir a alquimia da JLM e a forma como planeamos conquistar quota de mercado em Portugal.”
Porque é que Portugal é um excelente mercado para os produtos JLM
“O Gilbert tem razão quando diz que este evento colocou a JLM Lubricants Portugal no mapa,” afirmou Manuel. “Deu-nos o espaço para catapultar a nossa marca para um elevado nível de notoriedade numa questão de dias. Estamos agora a usufruir de novas relações comerciais na sequência dessas conversas. O mercado português é um terreno fértil no que respeita à utilização de óleos e aditivos. As pessoas reconhecem o valor dos produtos e os problemas que podem resolver. É por isso que as marcas fortes, centradas na qualidade e no acerto à primeira, são preferidas aos produtos baratos. Os produtos da JLM Lubricants têm um verdadeiro pedigree e uma excelente reputação junto dos proprietários de oficinas em todo o mundo, pelo que tivemos um grande avanço.”
“O mercado português também tem um parque automóvel envelhecido, com uma das idades médias dos veículos mais elevadas da comunidade europeia”, continuou Manuel. “Com tantas pessoas em Portugal com um salário baixo, o foco está na manutenção do veículo. Prolongar a vida de um veículo é importante. Os automobilistas já estão convencidos da ideia de investir numa manutenção regular. E porque somos um país da UE, temos os mesmos regulamentos e leis rigorosas relativamente às emissões. Ao tornar obrigatória a utilização de tantos aditivos, as normas de emissões EURO deram um novo impulso ao mercado dos aditivos. Esta é uma boa notícia para a JLM porque seguimos as directrizes mais rigorosas e os nossos produtos têm a garantia de reduzir as emissões.”
Oferecer a gama completa de produtos
A JLM Portugal fornece a gama completa de produtos através de todos os canais, incluindo diretamente aos proprietários de veículos, através de armazenistas e através de oficinas. A reação dos mecânicos profissionais aos produtos JLM tem sido extremamente positiva, com Manuel a comentar: “Os técnicos estão sempre à procura de soluções de qualidade. Em Portugal, o mercado está inundado de soluções de baixo custo, mas a JLM oferece uma diferenciação clara baseada na qualidade e na exclusividade. E a gama diesel da JLM está a revelar-se um verdadeiro vencedor em Portugal, porque o parque automóvel é maioritariamente diesel.”
Sobre Manuel Pena
O Manuel trabalhou em vários grandes grupos em Portugal no aftermarket automóvel, sempre com funções técnicas e comerciais. As empresas em que trabalhou incluem a Anecra, a Fortuna e a Sintética. Antes de se juntar à Auto Delta, trabalhou na Liqui Moly. Após várias conversas com Gilbert Groot, Manuel decidiu “abraçar o desafio da JLM Lubricants e tornar-se Diretor de Vendas para o mercado ibérico”.