Devemos encarar os aditivos para automóveis como super-heróis? O jornalista especializado em automóveis, Rob Marshall, analisa as provas e chega a uma conclusão surpreendente.
As oficinas actuais enfrentam uma dicotomia. Com menos profissionais de reparação a entrar no sector e mais clientes a manterem os seus veículos mais antigos na estrada, o tempo dos técnicos é mais precioso do que nunca. Esta é uma situação em que os aditivos químicos podem salvar o dia.
Poupar tempo na garagem
Com os motores modernos a criarem níveis mais elevados de contaminação interna, ao mesmo tempo que são menos tolerantes à acumulação resultante, os técnicos não estão muito interessados em empreender as tarefas envolvidas e, muitas vezes, desagradáveis de remover e limpar os componentes coagulados. E é bom que assim seja, porque muitos proprietários de veículos não querem pagar o serviço se a situação puder ser evitada. Tomemos como exemplo os motores de injeção direta. Utilizando uma solução química decente, as lamas oleosas que restringem o fluxo de ar podem ser limpas com o coletor de admissão no local. O técnico é poupado a uma tarefa suja e o cliente poupa dinheiro. Todos ficam a ganhar.
Poupar tempo aos clientes
Pode parecer contra-intuitivo, mas reduzir a frequência das visitas dos clientes pode beneficiar a sua empresa, porque pode reforçar a confiança. Por exemplo, pode vender uma ajuda à regeneração do DPF para um proprietário de um automóvel a gasóleo com pouca quilometragem, para que este a dose em casa durante os meses de inverno. Gastar alguns minutos a informar o cliente dos benefícios e a explicar por que razão as instruções de dosagem são tão importantes ajudá-lo-á a conquistar a lealdade a longo prazo.
Pode utilizar aditivos químicos para provar que tem em mente os melhores interesses dos seus clientes, quando estes estão com uma pressa desesperada de voltar à estrada. Uma inspeção de conformidade reprovada devido a emissões de gases de escape no limite é o momento ideal para oferecer primeiro uma solução de aditivos relativamente rápida e barata, se for caso disso, para obter uma nova aprovação de forma rápida e económica.
Os aditivos também podem fazer com que os seus clientes ganhem tempo antes de ser necessária uma reparação mecânica complexa. Depois de analisar o problema, pode deduzir que um motor que queima óleo pode ter os seus gostos dispendiosos temporariamente apagados por um aditivo para parar o fumo. O aditivo não só se pagará a si próprio através da redução dos reabastecimentos de óleo, como também assegurará que os sistemas de pós-tratamento dos gases de escape não sejam envenenados pelos depósitos de cinzas resultantes.
Algumas soluções de aditivos podem até ser semi-permanentes. Os motores com pouca quilometragem mas relativamente mais antigos podem exsudar óleo dos vedantes da árvore de cames ou da cambota. Nesses casos, a substituição dos componentes endurecidos não é viável em termos de custos, devido às muitas horas de desmontagem necessárias apenas para os alcançar, o que implica que o carro esteja fora de estrada durante pelo menos um dia. A alternativa é um aditivo de óleo para estancar fugas que rejuvenesce os vedantes e que demora apenas um minuto a deitar no cárter, embora de preferência na altura da manutenção. Estes produtos químicos actuam em conjunto com os do óleo, não só para condicionar os vedantes semi-endurecidos, mas também para os dilatar ligeiramente, vedando as fendas por onde o óleo passa.
Poupança de combustível e de emissões de CO2
Ao manter os sistemas de injeção de combustível e de pós-tratamento limpos, o motor pode tirar o máximo partido de cada gota de combustível, em comparação com um motor com uma admissão bloqueada, um escape estrangulado, um sistema de lubrificação com lamas e injectores de combustível sujos. Como as emissões de dióxido de carbono são proporcionais ao consumo de combustível, um motor mais limpo e mais económico emite não só menos CO2, mas também menos poluentes.
Por conseguinte, os aditivos mais fundamentais são aqueles que mantêm a limpeza do sistema de combustível. Embora os produtos de limpeza de injectores de gasolina e diesel existam há muito tempo, a JLM Lubricants adverte que algumas empresas se tornam complacentes e não revêem as suas fórmulas, o que significa que alguns produtos não são tão benéficos para os injectores de combustível mais recentes que precisam de mais ajuda. Isto explica por que razão a empresa introduziu produtos de limpeza dedicados para injectores de combustível de injeção direta de gasolina (GDI), bem como tratamentos adicionais para híbridos de gasolina, para enfrentar os desafios únicos de depósito que estas novas tecnologias introduzem.
Poupar nos custos de reparação
Os técnicos sabem que a alternativa mais simples aos custos de reparação é a manutenção proactiva, embora alguns clientes precisem de ser convencidos. Especialmente no caso dos motores, os misturadores de óleo esforçam-se por satisfazer as exigências significativas colocadas aos seus lubrificantes pelos fabricantes de automóveis que estabelecem intervalos de manutenção que podem ir até vários anos. No entanto, estes calendários baseiam-se no facto de o veículo ser relativamente novo. À medida que os motores envelhecem, as contaminações e o lubrificante esgotado podem permanecer no cárter após a drenagem, prontos para poluir e encurtar a vida útil do óleo novo. Isto significa que mesmo o cumprimento de um calendário oficial pode não ser sensato.
Mais uma vez, os aditivos fornecem uma solução. As lavagens de óleo de motor de qualidade não só soltam as acumulações dentro do motor e mantêm-nas em suspensão, como também removem as acumulações teimosas à base de carbono que impedem que os anéis de pistão de baixa tensão vedem eficazmente a compressão dentro dos cilindros. Para além do benefício óbvio em termos de potência que a restauração da compressão traz, reduz os fumos do cárter carregados de combustível que envelhecem prematuramente o óleo novo. Além disso, assim que a lavagem do motor é drenada do cárter com o óleo antigo, os ingredientes activos de qualquer produto de lavagem que permaneça no cárter são concebidos para se tornarem ineficazes, assim que o novo óleo do motor atingir a sua temperatura normal de funcionamento.
Poupar stress de reparação
Os aditivos ajudam-no mesmo durante as reparações. Um exemplo típico é a resolução de um DPF que está bloqueado com fuligem. A desmontagem de DPFs modernos para limpeza ou substituição fora do veículo é uma tarefa que poucos técnicos apreciam, porque tende a ser necessária uma desmontagem significativa para aceder aos mesmos. Os aditivos de qualidade asseguram que pode evitar toda esta dor de cabeça, injectando produtos químicos diretamente no DPF, que decompõem a fuligem sem a necessidade de expor o filtro de partículas às altas temperaturas potencialmente prejudiciais de uma regeneração forçada.
Salvar a sua empresa?
Quando utilizados corretamente, os aditivos de qualidade poupam tempo à oficina, melhoram as relações com os clientes, facilitam as reparações e oferecem alternativas de reparação menos desgastantes, mas também podem constituir uma oportunidade de crescimento empresarial.
Então…
Os aditivos para automóveis são verdadeiros super-heróis, prontos a salvar qualquer donzela automóvel em perigo? Não é bem assim. Tal como os melhores dados, ferramentas e equipamento de diagnóstico, até os aditivos da JLM Lubricants são de pouca utilidade sem o contributo humano qualificado. Desde o comprador da oficina que opta por investir em aditivos de qualidade e o técnico que faz corresponder o diagnóstico à solução química adequada, até ao gestor da loja/fator automóvel que fornece o produto correto – estes são os verdadeiros super-heróis. No entanto, armados com uma injeção do know-how químico da JLM Lubricants, as oficinas, os técnicos e os clientes beneficiarão todos da parceria.