A Autotechnician, uma publicação britânica para técnicos de automóveis, conversou com o fundador da JLM Lubricants, Gilbert Groot, e com Mike Schlup, Diretor-Geral da JLM UK
Gilbert, como foram os últimos 12 meses para a JLM Lubricants?
Intenso! Adoro ser o CEO de uma marca tão ágil, disruptiva e inovadora, mas no dia a dia sou puxado em muitas direcções. Por isso, de vez em quando, tenho de fazer um balanço e recentrar-me. Os últimos 12 meses têm sido um turbilhão para mim e para a equipa da JLM. Abrimos o nosso escritório em Portugal, lançando-o na ExpoMECANICA, Exponor – Feira Internacional do Porto – o maior evento do calendário comercial português. Estive presente com o nosso diretor de vendas internacionais, Jeroen Shutz, e Manuel Pena, que dirige a JLM Portugal. Todos os jornalistas da imprensa automóvel vieram visitar o nosso stand e falar sobre os nossos produtos e o nosso slogan “We understand cars”, que é sempre um bom início de conversa. Foi um tempo bem empregue porque, poucos dias depois do fim do evento, tínhamos assinado um acordo com um novo parceiro importante. Depois de terminada a exposição, regressámos à Holanda e à atividade habitual, resolvendo vários desafios de logística e distribuição, supervisionando simultaneamente os pormenores mais gerais de vários lançamentos de produtos e programando a tempo de apoiar Jeroen em apresentações importantes. Considero-me sortudo por estar rodeado por uma equipa apaixonada e trabalhadora. No entanto, como Diretor Executivo, há decisões que só eu tenho de tomar. Inevitavelmente, estas decisões consomem o meu tempo. No entanto, sinto-me sempre energizado depois de falar com os nossos distribuidores e faço questão de estar presente em todas as reuniões do grupo de mentores de marketing para poder cumprimentá-los e restabelecer contactos. Não tenho queixas. Só gostava que alguns dias tivessem mais algumas horas para poder terminar tudo.
P: Mike, com o mercado do Reino Unido a olhar seriamente para o EV, isso terá impacto nas vendas dos produtos da JLM Lubricants?
As últimas estatísticas oficiais mostram que as vendas de automóveis novos estão a crescer novamente em comparação com o ano passado, especialmente porque o fornecimento de chips semicondutores começa a voltar ao normal. No entanto, em comparação com 2019, as vendas ainda estão a cair 21%. Cerca de 57% das vendas foram a gasolina, 17% totalmente eléctricas e 12% híbridas. As restantes vendas foram a gasóleo ou “outros”. Os motores diesel continuam a ser injustamente punidos após a sua demonização pelo governo do Reino Unido. No entanto, os preços dos automóveis usados continuam a ser elevados porque muitos compradores simplesmente não podem comprar um novo durante a atual crise do custo de vida. Apesar da fanfarra inicial, estamos a assistir a uma relutância em comprar veículos eléctricos usados devido à falta de confiança na bateria e na vida útil do motor, para não mencionar a ansiedade muito real em relação à autonomia. Encontrar um ponto de carregamento que esteja disponível e a funcionar e que não demore horas a carregar o carro é como encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris! Com a inflação e as taxas de juro a não mostrarem sinais de descida, tudo aponta para um mercado de automóveis novos em dificuldades, com os automóveis usados a circularem durante mais tempo. A questão-chave é: será que estes carros usados são bem mantidos? O Provedor de Justiça Automóvel já manifestou a preocupação de que a manutenção dos automóveis seja negligenciada, uma vez que os automobilistas procuram poupar dinheiro. Um inquérito que realizaram revelou que 32% dos condutores afirmaram que iriam gastar menos com o seu automóvel. No entanto, o feedback dos técnicos com quem estamos em contacto regular sugere que o custo médio por visita à oficina / serviço está a aumentar. É absolutamente uma falsa economia para um automobilista saltar a manutenção do veículo, especialmente porque a idade média dos veículos continua a aumentar. Embora uma fatura de serviço de rotina possa ser de algumas centenas de libras, uma falha mecânica grave pode facilmente atingir os milhares. Por exemplo, um injetor GDI de substituição pode custar várias centenas de libras só pelo componente, sem incluir a mão de obra necessária para o instalar. Por estas razões, os produtos da JLM Lubricants continuam a aumentar a sua procura e popularidade entre os técnicos profissionais e os armazenistas de motores. Estamos a assistir a um aumento notável da procura de aditivos de manutenção regular, como o Diesel and Petrol Injetor Cleaner, o DPF Regen Plus e o Engine Oil Flush. E a procura está a aumentar para produtos de reparação, como o Engine Oil Stop Smoke e o Diesel Extreme Clean. A JLM lidera com aditivos de qualidade e, na qualidade de distribuidor no Reino Unido, continuamos a afirmar que os produtos da JLM proporcionam uma primeira reparação. Não esqueçamos também que os produtos da JLM ajudam o ambiente e que, com a sua ênfase na reparação em vez da substituição, os produtos são mais importantes do que as peças. E fazem parte da Economia Circular. Por isso, olho para o futuro com otimismo!
Gilbert, qual é o objetivo da JLM para o futuro?
Temos objectivos de crescimento sérios e tenho o prazer de informar que estamos no bom caminho para os atingir. Crescer em conjunto foi o tema da nossa última conferência e é assim que vamos conseguir um crescimento sustentável – apoiando os nossos distribuidores e, ao mesmo tempo, aumentando o impacto da nossa marca. E continuaremos a defender que os nossos produtos sejam utilizados por técnicos de topo em qualquer oficina do mundo. Estamos a reforçar consideravelmente a nossa marca na Alemanha e nos Países Baixos, com novas parcerias e novos armazenistas, o que é empolgante. E com um modelo que pode ser implementado em todo o mundo, porque os nossos territórios actuais ainda têm um potencial inexplorado. Por isso, estamos a trabalhar com os nossos distribuidores para aumentar as suas vendas e a sua quota de mercado também. Se juntarmos novos produtos a esta mistura inebriante, temos a fórmula para o trabalho árduo e, esperamos, para o sucesso.
Mike, qual é a sua visão final para a JLM Lubricants no Reino Unido?
Tal como a JLM, temos ambições arrojadas de fazer crescer o nosso negócio JLM, com o objetivo de duplicar a sua dimensão nos próximos três anos. E até agora, tudo bem! De facto, agosto de 2023 foi o nosso maior e melhor mês de sempre, depois de um julho que bateu um recorde, pelo que estamos a ir na direção certa. Mas nunca há lugar para a complacência. Estamos agora a bater à porta dos grandes retalhistas e das grandes cadeias de factores de motorização e a ser bem recebidos, o que é ótimo, porque tudo começa com uma conversa. Normalmente, são necessários 12 a 18 meses desde o primeiro contacto até os produtos aparecerem nas prateleiras, pelo que é preciso ser tenaz e paciente. No que diz respeito aos técnicos profissionais, construímos uma base de clientes de várias centenas de mecânicos – cada um deles uma empresa independente que está agora a utilizar os produtos da JLM Lubricants. Em 2024, vamos continuar a desenvolver esta base e pretendemos duplicar o número de mecânicos que nos procuram para a sua “reparação” JLM! A nossa relação com a JLM começou há 10 anos e aqui estamos nós, 10 anos mais tarde, ainda como o distribuidor número um com melhor desempenho dos produtos da JLM Lubricants em mais de 46 países. Não tenciono deixar que esse prémio nos escape por entre os dedos! Também o temos há 10 anos.